QUEM SOMOS?

Sou Tânia, professora de História e aluna do curso de Pós- Graduação em Tecnologia Educacional - CEFOR.
Alunos do 8º Ano B da UMEF Diretora Zdméa Camargo, experimentando o uso do blog como ferramenta nas aulas.

terça-feira, 3 de outubro de 2017

UMEF "Zdméa Camargo"

Histórico da Instituição


Henrique Rímolo, foi o nome dado a escola para homenagear o diretor de uma sericultura pelos serviços prestados, trabalhou na secretaria de agricultura na Escola Técnica. Foi professor e diretor de escolas agrotécnicas.

Envolveu-se na política e foi eleito deputado estadual em Santa Teresa. Mudou-se para Vila Velha, aposentou-se e retornou a política, foi eleito vereador por dois mandatos consecutivos. E tornou-se presidente da Câmara Municipal de Vila Velha, por seis anos.

Em 1972, recebeu o diploma de "Honra ao Mérito" pelos serviços prestados à comunidade de Vila Velha. Faleceu no dia 16 de janeiro de 1976. Três anos após a sua morte foi realizada a homenagem recebendo o seu nome a unidade municipal de ensino fundamental "Henrique Rímolo", no bairro Santos Dumont.

Em razão do falecimento da professora de Educação Artística e diretora em exercício Zdméa Camargo no ano de 2010, o prefeito Neucimar Fraga altera o nome da escola, no dia 15 de outubro de 2010, para UMEF "Zdméa Camargo" em homenagem a professora acima citada.
Zdméa Camargo de Souza nasceu em Afonso Claúdio, no dia 16 de abril de 1952. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística e Bacharel em Artes Plásticas. Foi admitida como efetiva na rede municipal de Vila Velha em 09 de setembro de 1987, com número de matrícula 51433-0/1, atuando na Escola Henrique Rímolo e concomitantemente na UMEFTI João Calmon. Ministrava aulas no ensino fundamental I e II.

Durante o seu exercício como diretora, no ano de 2007, devido a problemas estruturas e risco de desabamento a escola foi transferida para outro endereço, a UMEF Reverendo José Cosme, ficando oito anos funcionando as duas escolas juntas, uma pela manhã e a outra a tarde. O retorno aconteceu em março de 2015, onde funciona até a presente data, com o ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano) e II (do 6º ao 8º anos). A escola fica na região II de Vila Velha, atende a comunidade local e adjacência.

7 comentários:

  1. E muito bom está podendo conhecer um pouco da história da Zdmeia,uma mulher super honesta e batalhadora.
    Meu nome:Emilly Garcia Santos

    ResponderExcluir
  2. -ótima história da escola pois eu não sabia de toda parte e agora estou sabendo mais eu acreditava que a escola zdméa camargo fosse dada pelo governo, gostei... -Evelyn

    ResponderExcluir
  3. Muito bom relembrar a historia dessa mulher guerreira que lutou pelos direitos escolares.
    Meu nome:Danilo Nunes de Souza 8b

    ResponderExcluir
  4. Uma linda história!! Não só como nós estudantes,mas como outras pessoas que tinham curiosidade de saber dessa história... Uma mulher trabalhadora e que lutou por seus direitos.
    Satisfeita em saber dessa linda história.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom para nós alunos ler um pouco sobre como tudo começou, ver que não é atoa que se conquista, tudo necessita de uma batalha, lendo essa história conseguimos enxergar a batalha, a dedicação de cada um deles!!! História linda!!!
    Meu nome: Bárbara Sol Alves Pereira Barbosa

    ResponderExcluir
  6. Conheci está escola com o nome Henrique Rimulo eu não sabia que uma escola poderia mudar de nome assim.


    ResponderExcluir